Projeto de Associação de Vale de Lobo premiado

04 Out '18

A Associação Geolobo – Núcleo de Desenvolvimento Comunitário, Social e Cultural de Vale de Lobo, no concelho de Mirandela, foi premiada na 6ª edição do Prémio BPI Seniores, que decorreu, no dia 1 de outubro de 2018, em Lisboa.

O projeto da Associação GeoLobo, intitulado “Envelhecer Transmitindo Saberes e Sabores”, foi distinguido com uma menção honrosa, sendo-lhe atribuído o valor monetário de 11 mil euros para dinamizar a comunidade local promovendo convívios gastronómicos, enquanto meio de transmissão de saberes e de celebração da memória e reequipar a cozinha do centro de convívio local, de modo a permitir aos idosos confecionarem antigas receitas, que serão servidas à mesa da comunidade.

Num total de 412 candidaturas, apenas 33 foram contempladas.
Os convívios gastronómicos vão desde a recolha dos alimentos até à sua confeção, nomeadamente de sopas de ovo, da segada, de água, de vinho, bem como de pratos de cogumelos, espargos e merujas.
Esta associação tem como principal objetivo a promoção do desenvolvimento comunitário e social, através de atividades lúdicas e culturais, tornando Vale de Lobo num bom exemplo de coesão social.