Município aposta na Juventude

30 Ago '18

Têm sido vários os programas que o município de Mirandela tem disponibilizado aos jovens com o objetivo de lhes proporcionar novas experiências e ocupação dos tempos livres nesta época de férias escolares.

Cerca de 70 jovens estão abrangidos pelos diversos programas/atividades, alguns dos quais já terminados, como é o caso do Verão Jovem e outros ainda a decorrer, como é o caso do OTL de Longa Duração e do Voluntariado Jovem para e Natureza e Florestas.

No âmbito do Verão Jovem, que é um Programa Municipal de Ocupação de Tempos Livres foram 41 os jovens que participaram, distribuídos por quatro quinzenas, nos meses de julho e agosto. As atividades decorreram nos equipamentos municipais - Piscina, Arquivo, Biblioteca, Loja Ponto Já, Informática e Serviços de Ambiente.

Aos jovens foi garantido um seguro de Acidentes Pessoais da responsabilidade da Câmara Municipal, bem como uma bolsa de formação por turno no valor de sessenta euros.

A autarquia mirandelense teve também contemplada em candidatura ao Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, a participação de 28 jovens, distribuídos por sete quinzenas, entre os meses de agosto e outubro, auferindo uma bolsa de 150 euros por quinzena.

Os primeiros jovens já estão no terreno, mas as inscrições para os próximos turnos continuam a decorrer. Podem concorrer/inscrever-se jovens dos 18 e os 29 anos (inclusive) no web site do IPDJ e para qualquer dúvida ou esclarecimento devem dirigir-se à Loja Ponto Já, entre as 11h e as 17h, onde terão ajuda para efetivar a candidatura.

O Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas é um programa de voluntariado juvenil, do Instituto Português da Juventude (IPDJ) no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas.

No que diz respeito ao OTL de Longa Duração, são dois os jovens que estão aprovados e estão a trabalhar na Loja Ponto Já. O objetivo do programa é a experiência e a capacidade de inserção em contexto de trabalho, bem como fomentar o espírito empreendedor.

Os jovens têm dado apoio no Banco de Livros Escolares, colaborando na triagem de livros usados e na organização dos mesmos com vista à entrega às famílias que recorrem a este serviço e que neste momento já ultrapassa as quarenta.

No Dia Internacional da Juventude, que se assinalou a 12 de agosto, a autarquia associou-se ao Instituto Português do Desporto e Juventude I.P. (IPDJ) para celebrar esta data, proporcionando aos jovens atividades lúdicas e desportivas a título gratuito, de 13 a 18 de agosto.

Na Loja Ponto Já foram distribuídos cerca de 30 acessos (voucher) para atividades de canoagem e stand up paddle e disponibilizados 120 acessos (voucher) para a Piscina da Maravilha. Também o Ténis de Mesa promoveu nessa semana o Dia Aberto à comunidade.

Esta iniciativa contou com o apoio das entidades locais: Bombeiros Voluntários e Cruz Amarela de Mirandela, Clube Fluvial de Mirandela e Clube de Ténis de Mesa.