Percurso pedestre em Vale de Telhas reúne cerca de 200 participantes

26 Abr '18

A aldeia de Vale de Telhas foi o local escolhido para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, Dia Mundial da Terra e o Dia Nacional do Património Geológico.

Realizou-se no passado domingo, um percurso pedestre e uma visita guiada ao património histórico e arqueológico, onde participaram quase duas centenas de pessoas.

O passeio com cerca de nove quilómetros deu a conhecer os vestígios romanos desta aldeia histórica de Mirandela e que vem no seguimento da estratégia da autarquia de revitalizar e promover o património do concelho com objetivo de atrair mais turistas.

De referir que a freguesia de Vale de Telhas pertenceu a um dos vários povoados romanos de Pinetum (Cidade Romana). Prova disso são os vários achados arqueológicos, tais como miliários, lápides e ruínas existentes nos arredores desta localidade. Estão previstas reuniões de trabalho com algumas universidades com vista a celebrar protocolos e parcerias para que seja explorada a riqueza arqueológica existente.