Vale Telhas recupera a tradição “Serrar a Belha”

05 Abr '18

O “Serrar a Belha” é uma tradição, muito antiga e de origem pagã que se realiza entre o Carnaval e a Páscoa. Para envolver toda a comunidade, inclusive os emigrantes, a organização, Associação Cultural Recreativa e Desportiva com o apoio da Junta de Freguesia de Vale Telhas, realizou o evento no sábado, 31 março.

Dois jovens valetelhenses deram vida às personagens da Velha e do Pineto (homem rico da aldeia), acompanhadas pelos netos “chorosos”, mulheres e homens também da freguesia. Percorreram as casas com a “Belha” quase no leito da morte, onde o Pineto a foi fustigando para que fosse fazendo o seu testamento carregado de alusões à vida das pessoas da freguesia e aos acontecimentos mais importantes do ano.

Depois do testamento entregue, a “Belha” morre e dá-se início ao funeral, onde a personagem do Padre assume o papel principal. O caixão é levado até à fogueira e lá é queimada uma boneca que simboliza a velha. Esta queima está associada ao esconjuro dos males da população. Uma tradição recuperada no concelho de Mirandela que envolveu toda a comunidade e atraiu gente curiosa à freguesia.