Município de Mirandela na Rede Comum de Conhecimento

04 Fev '16
O Município de Mirandela pertence agora à Rede Comum de Conhecimentos, que é uma plataforma eletrónica onde são partilhadas boas práticas de modernização, inovação e simplificação administrativas levadas a cabo pela Administração Pública portuguesa, assim como pelos países de língua oficial portuguesa.

A operação da Câmara Municipal "Modernizar@Mirandela", que permitiu desburocratizar e modernizar os serviços técnico-administrativos, bem como acelerar os processos de decisão, é considerada uma das 452 Boas Práticas existentes na Administração Pública. A implementação de três novos Espaços do Cidadão (EdC) e a integração de diversos canais de atendimento (presencial, correio tradicional e eletrónico), constituíram ferramentas cruciais na prossecução da estratégia do município de qualificação e simplificação do atendimento.

Esta operação, executada no âmbito do Sistema de Apoio à Modernização Administrativa, contribui em grande medida para que o Município de Mirandela se afirme como uma entidade moderna, inovadora, tecnologicamente evoluída e eficiente, bem como melhora substancialmente a qualidade e eficiência dos serviços prestados. Como resultado das atividades implementadas de desmaterialização e interoperabilidade de processos, informatização e definição de mecanismos de controlo de gestão, o Município disponibiliza atualmente um serviço mais eficaz e rigoroso, contribuindo paralelamente para a racionalização de custos.

As ações levadas a cabo nesta operação assentaram em três premissas fulcrais: racionalização de estruturas e serviços, reengenharia de processos e qualificação e simplificação do atendimento aos cidadãos e empresas que incluiu ações como o Upgrade para Plataforma Multicanal, a implementação dos Espaços de Cidadão, desenvolvimento da aplicação Visitante/Munícipe, implementação de sistemas de gestão de atendimento e aquisição de hardware e software.