Passar para o Conteúdo Principal

logótipo mirandela

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Federação Portuguesa de Pangration Athlima

imagemCaracterização

O combate de pankration define-se como um combate entre 2 atletas cujo objectivo é a vitória de um deles sobre o seu adversário. Aos atletas é permitido qualquer tipo de ataque com os membros superiores, inferiores e com a cabeça. As técnicas devem ser as permitidas pelas regras e assim evitar traumatismos. As técnicas podem ser utilizadas com os atletas em pé ou no chão. É permitido qualquer tipo de prisão (agarre) de corpo ou roupa com os pés ou mãos cumprindo os regulamentos. É permitido qualquer tipo de projecção ou prisão e pressão muscular sempre que não leve a um traumatismo sério e duradouro.

A Federação tem sede em Mirandela, na rua Vasco da Gama, lote 54.

É membro fundador do World Pangration Athlima Federation (WPAF) e membro do European Pangration Athlima Confederation (EPAC). É ainda membro da Confederação do Desporto de Portugal e do Comité Olímpico de Portugal.

A Federação é fundada a 6 de Abril de 2000. Foram fundadores: Manuel de Jesus Novo, em representação da Associação Mirandelense de Artes Orientais; João Paulo Silvestre de Neiva, em representação da Academia de Artes Marciais Modernas de Bragança e Carlos António Leite da Silva Moreira, em representação da Organização Shidokan Portugal. Tem como objectivo promover, regular e dirigir a nível nacional o ensino e a prática de pankration nas suas diversas disciplinas.

A 2 de Dezembro de 2000, efectuou-se a 1ª Assembleia-geral, tendo em vista a eleição dos órgãos sociais, para o período 2001/2004. A lista eleita tinha como presidentes: - Assembleia-geral: Joaquim Manuel Brandão Santos, Direcção: Manuel de Jesus Novo, Conselho Fiscal: Narciso António Canelhas Silva, Conselho Jurisdicional: Rodrigues Pinto, Conselho Disciplinar: Mário Gaspar e Direcção Técnica: Pedro Miguel Alvarenga Taveira.

Os actuais órgãos directivos da Federação eleitos a 18 de Dezembro de 2004 são: Direcção – Presidente: Manuel Jesus Novo; Vice-presidentes: Pedro Miguel Taveira e José Carlos Silva; Secretário: Francisco Humberto Osório; Tesoureiro: Sandra Isabel Dias e vogais: André Filipe Alves e António Branco Martins. Assembleia-geral – Presidente: Luís Diogo Oliveira Alves; 1º secretário: Pedro Miguel M. Rodrigues e 2º Secretário: Domingos Carmo Fonseca. Conselho fiscal – Presidente: Paulo Peres; Vogais: Rui Costa e Cristina M. Novo. Conselho disciplinar – Presidente: Aires Alves; Vogais: Paulo Esteves e Armando Moreira Fernandes. Conselho Jurisdicional – Presidente: Rodrigues Pinto; Vogais: Mário Janeiro e Brandão Santos. Conselho de arbitragem – Presidente: Carlos José Santos Mendes; Vogais: João Manuel Soares Varela e Flávio Vicente. Direcção Técnica – Director Técnico: Jesus Novo (Paidotrivis Gama); Vice directores: Miguel Taveira (Pangratiastis Alfa), Sandra Dias (Pangratiastis Alfa), Carlos Mendes (Pangratiastis Beta) e preparador físico: Pedro Mores (Pangratiastis Beta).

Esta federação veio substituir e dar continuidade à Federação Portuguesa de Artes Marciais, criada a 6 de Maio de 1993, que também tinha sede em Mirandela e deixou de existir, passando todos os atletas e clubes para a nova federação.

Participação Desportiva

A Federação Portuguesa de Pankration Athlima, desde a sua fundação já realizou 6 campeonatos nacionais, com a A.M.A.O. de Mirandela a vencer colectivamente por 5 vezes (2000, 2001, 2003, 2004 e 2005) e o C.A.M.P.A. de Alijó uma (2002).

Portugal participou, na Grécia, no Campeonato do Mundo de Pangration em 2003, obtendo 3 medalhas de bronze por José Varela (C.A.M.P.A. de Alijó), Ivete Alves (C.A.M.P.A. de Alijó) e Pedro Mores (A.M.A.O. de Mirandela). Colectivamente, a equipa portuguesa foi 8ª classificada.

A representação nacional esteve também presente no Campeonato da Europa, em 2004, igualmente na Grécia, conquistando, em agon, uma medalha de ouro por João Varela, de Alijó; medalha de prata por Sandra Dias e uma de bronze por Cristina Novo, ambas do Mirandela. Em paleismata mais uma prata por intermédio da dupla: Sandra Dias e Cristina Novo. Portugal foi 5º.

ÁREA DE MUNÍCIPE

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

CONTACTOS

Câmara Municipal de Mirandela
Praça do Município
5370-288 Mirandela

Telefone 278 200 200
Fax 278 265 753
E-mail geral@cm-mirandela.pt

Linha verde: 800 205 791