Passar para o Conteúdo Principal

logótipo mirandela

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Ecoguia 2007


imagemNo âmbito da Semana da Floresta e da Água que decorreu no dia 23 de Março, a apresentação pública do ECOGUIA 2007 na Piscina Municipal de Mirandela.

Segundo o Jornal Nordeste, a entrega de um Ecoguia, um livro com a calendarização dos eventos para todo o ano e com muita matéria de sensibilização ambiental, marcou o encerramento de uma semana recheada de eventos dedicados à floresta e à água.

O Ecoguia é uma fonte de informação ligada à qualidade de vida e ao ambiente, em que a autarquia assinala e planeia os dias simbólicos, com matéria informativa sobre a protecção civil e o ambiente.

Trata-se de um livro inédito na região pois apenas mais um município do País criou um Ecoguia. “É uma preocupação essencial que tem de se reflectir em resultados práticos, como é o caso das obras municipais. Não vale a pena falarmos em ambiente se não contribuirmos para ele”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Mirandela (CMM), José Silvano.

A semana ligada ao ambiente foi assinalada com um vasto leque de actividades e terminaram com os jogos sem fronteiras da água, que foi um sucesso junto dos jovens, e com a apresentação do Ecoguia.

Do cartaz, destaque passeios de bicicleta e, até, florestais. Segundo o vice-presidente da CMM, António Branco, “é preciso repetir as actividades, para que todos as crianças entendam que é preciso proteger e salvar a floresta e conservar a água”.

O ECOGUIA 2007 foi coordenado pelo Eng. António Branco, vereador do Ambiente e foi uma edição da DSU – Divisão de Serviços Urbanos (dsu@cm-mirandela.pt), à qual estiveram mais directamente ligados Noémia Janela (Chefe de Divisão), Cátia Esteves (Licenciada em Química), Fernanda Claro (Eng. Química), Liliana Pinto (Médica Veterinária) e Sandra Pinto (Eng. do Ambiente). A concepção gráfica esteve a cargo de IDEIAS – Artes Gráficas, Lda. Teve uma primeira tiragem de 2.000 exemplares.

ecoguia2007

imagem

imagem

Segundo o Dr. José Silvano, o conceito de desenvolvimento sustentável tem sido traduzido, numa primeira abordagem, pela Câmara Municipal de Mirandela, nos avultados investimentos na melhoria e preservação da qualidade ambiental do nosso concelho. A edição do ECOGUIA 2007 traduz a associação da Câmara Municipal aos objectivos traçados pela ONU quando estabeleceu a década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, ao Plano Nacional de Educação Ambiental e a todos os movimentos que procuram promover e sensibilizar as populações para os graves riscos ambientais a que o nosso planeta está associado.

António Branco, vice-presidente do Município de Mirandela, entende que a educação e a sensibilização não pode ser uma tarefa pontual e isolada e tem de ser um esforço diário e permanente para que os hábitos se alterem, as mentalidades progridam e para que a consciência ambiental não seja apenas o desejo de alguns mas um designo global.

O ECOGUIA 2007 contém as seguintes temáticas:

  • Protecção Civil
  • Direitos do Consumidor
  • Biodiversidade e Natureza
  • Saúde
  • Património
  • Ambiente
  • Semana Europeia de Mobilidade
  • Agenda 21 Local
  • Glossário Ambiental
  • Contactos
  • Notas

ÁREA DE MUNÍCIPE

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

CONTACTOS

Câmara Municipal de Mirandela
Praça do Município
5370-288 Mirandela

Telefone 278 200 200
Fax 278 265 753
E-mail geral@cm-mirandela.pt

Linha verde: 800 205 791