Quinta, 30 de Outubro de 2014

4-Qual a Importância da Reciclagem?

O papel tem origem na celulose dos vegetais, nomeadamente o eucalipto, o pinheiro e a acácia.  Por cada tonelada de papel reciclada evita-se o abate de 20 árvores, economiza-se 71% de energia eléctrica, 90% de água e 74% de poluição do ar.

O plástico apresenta um tempo médio de decomposição entre os 200 e os 500 anos (dependendo da sua constituição química). Acrescendo ainda o facto da grande maioria dos plásticos serem fabricados a partir do petróleo, que é altamente tóxico e poluente, é imperativa a aposta na sua reciclagem.

Os metais são obtidos a partir dos elementos presentes na terra que fazem parte dos recursos não renováveis. O alumínio demora cerca de 500 anos para se decompor, sendo, por isso, necessária a sua reciclagem.

O vidro é fabricado a partir de areia, calcário, soda cáustica e cacos de vidro. Por cada tonelada de vidro reciclado economiza-se cerca de1300 kg de areia, diminui-se a poluição atmosférica e hídrica.

As pilhas e acumuladores contém inúmeros materiais tóxicos e perigosos que podem provocar poluição ao nível dos solos e das águas subterrâneas, podendo ainda provocar no homem doenças gravíssimas, como o cancro. Como tal, ao reciclar as pilhas estamos a recuperar compostos químicos que podem voltar a ser utilizados no fabrico de novos materiais.

 

Material reciclável

Material não-reciclável

Papel: Jornais, folhas de caderno, formulários de computador, caixas em geral, fotocópias, provas, envelopes, papel de fax, cartazes, rascunhos, aparas de papel.

Papel: Etiqueta adesiva, papel carbono, fita crepe, papéis sanitários, papéis metalizados, papéis parafinados, papéis plastificados, papéis sujos, guardanapos, tocos de cigarro, fotografias.

Metal: Lata de óleo, leite em pó, lata de alumínio, outras sucatas de reforma.

Metal: Clips, grampos, esponjas de aço, canos.

Vidro: Recipientes em geral, garrafas e copos.

Vidro: Espelhos, vidros planos, lâmpadas, cerâmica, porcelana, tubos de TV.

Plástico: Embalagem de refrigerante, embalagem de produtos de limpeza, copinhos descartáveis, embalagem de margarina, canos e tubos, sacos plásticos em geral.

Plástico: Cabo de panela, tomadas, embalagem de biscoito, misturas de papel, plásticos e metais.








Copyright © 2014 - Câmara Municipal de Mirandela.
| Avisos Legais | Ficha Técnica | Mapa do Site | Contactos | Newsletter | Sugestões |