Seminário “A Superação da Perda” com elevada participação

08 Jun '17

Numa organização conjunta do CLDS 3G e do Gabinete de Alzheimer de Mirandela, com o apoio do Município de Mirandela, realizou-se no passo dia 7 de junho, no Auditório do Piaget, o seminário “A Superação da Perda”.

O tema é da maior pertinência pois muitas vezes a perda altera as dinâmicas e cria problemáticas no seio das famílias. Com a realização deste seminário pretendeu-se atuar ao nível preventivo de situações de crise familiares.

A qualidade dos oradores presentes foi determinante para que a abordagem de um tema tão sensível como a morte, se processasse com grande naturalidade e com elevado nível de participação das mais de 150 pessoas presentes.

O primeiro orador convidado foi o reputado professor catedrático e médico legista José Pinto da Costa que abordou “A morte como destino”. Seguiram-se a professora universitária e conselheira em ERPI Cláudia Moura (“Sem projeto de vida, não há projeto de morte”), a oncologista pediátrica Ana Paula (“Quando quem morre ainda pouco viveu”), a psicóloga Graça Silva (“Caminhos de Luto: da integração à persistência do sofrimento”), a psicóloga Sónia Cunha (“Como se preparam as equipas que convivem com a morte diariamente”) a médica Lisete Gomes (“A morte na instituição: Cuidar para a morte”).

Esta nova iniciativa de cooperação entre parceiros da Rede Social de Mirandela foi um sucesso e o número de participantes superou todas as expetativas iniciais da organização, demonstrando que da soma de esforços se obtêm bons resultados.