Semana da Energia e do Ambiente

06 Jun '17

Decorreu de 29 de maio a 6 de junho, mais uma edição da Semana da Energia e do Ambiente organizada pela Câmara Municipal de Mirandela com o objetivo de sensibilizar e alertar a população para a importância de pequenos gestos a favor do “ambiente”.

Durante esta semana foram trocadas 85 lâmpadas usadas por 17 lâmpadas economizadoras nas Trocas Energéticas e 155 embalagens de vidro, incluindo garrafas e frascos de vidro, por 31 plantas aromáticas e flores nas Trocas Ambientais.

Foi realizada mais uma edição do curso de compostagem doméstica no Parque Ambiental do Nordeste Transmontano (PANT), com organização conjunta da empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste.

No dia 4 de junho foi realizada a 1ª caminhada da Semana do Ambiente, que contou com o apoio na organização e divulgação da monitora Paula Cristina. A caminhada teve uma forte adesão, apesar do grau de dificuldade (médio mais), tendo contado com 50 participantes. A cada participante foi oferecido um reforço de água e fruta a meio do percurso e no final um manjerico.

Nos dias 5 e 6 de junho, uma turma de 20 alunos de formação profissional da empresa de formação Gestitomé e 120 alunos do 4.º ano do Ensino Básico visitaram o PANT, estes últimos realizaram a atividade no âmbito do Projeto do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.

As atividades desenvolvidas ao longo desta edição da Semana da Energia e do Ambiente contaram com a colaboração de vários parceiros locais, nomeadamente a Resíduos do Nordeste, a Electrotua, a Elitua, o Agrupamento de Escolas de Mirandela, a monitora Paula Cristina e a Gestitomé.