Novo sistema de captura de animais errantes

30 Mar '17

A legislação em vigor atribui às Câmaras Municipais a captura de animais errantes com o objetivo da defesa da saúde pública e do meio ambiente. Neste âmbito, a Câmara Municipal de Mirandela procede à captura regular de cães e gatos que se encontrem na via ou noutros locais públicos, bem como à recolha de animais por solicitação de particulares.

A preocupação de utilização de métodos mais adequados e que diminuam o sofrimento dos animais no momento da captura levou a Câmara Municipal a adotar um novo sistema de recolha através de jaula que se tem revelado muito eficaz. Só no mês de março deste ano foi possível capturar 30 animais de forma pacífica, sem provocar ansiedade quer no animal recolhido quer na equipa que efetua a recolha.

Neste momento, o novo sistema está a ser utilizado apenas para a captura de cães, no entanto, a partir do mês de abril o método começará a será aplicado também aos gatos errantes.

Em 2016 a Câmara Municipal de Mirandela encaminhou para o Centro de Recolha Oficial da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana (CRO) 195 cães e no primeiro trimestre de 2017 foram encaminhados 63.

Os animais recolhidos ficam alojados no CRO durante 15 dias, prazo estipulado por lei para que os proprietários possam reclamar a sua posse. Terminado este prazo, os animais entram em processo de adoção, estando as fotos dos animais disponibilizadas na página oficial do CRO.

Para adotar ou reclamar um animal, os interessados deverão deslocar-se ao CRO, localizado em Urjais (Estrada Municipal n.º 603, 5370-135 Frechas)