Câmara Municipal alcança acordo para aquisição da Estação da CP

02 Fev '17

A Câmara Municipal de Mirandela chegou a acordo para aquisição do antigo edifício da Estação da CP, bem como para a regularização dos terrenos da sua envolvente.

O processo foi longo e exaustivo, mas a Câmara Municipal nunca desistiu deste edifício que faz parte da memória coletiva dos mirandelenses. Dois anos e meio mais tarde, o acordo com a Infraestruturas de Portugal (IP) e a Comboios de Portugal (CP) foi finalmente alcançado e permitirá intervir quer no edifício, quer nos terrenos envolventes que desde 2004 deixaram de estar destinados a loteamento habitacional para passarem a bem de usufruto público.

O período áureo da estação de caminho-de-ferro de Mirandela teve início com a inauguração do troço entre o Tua e Mirandela em 1887 e terminou na década de 90 do século XX com o encerramento da linha entre Mirandela e Bragança e a posterior criação do metropolitano de superfície. Durante todo este tempo a Estação de Mirandela foi uma referência regional no transporte de mercadorias e passageiros, sendo o comboio, durante largas décadas, o único meio de transporte de e para locais mais distantes.

Agora é altura de colocar o edifício e a envolvente novamente ao serviço das pessoas, restituindo-lhes a beleza e a dignidade perdidas ao longo dos anos de abandono.