Feira de Reis de Vale de Salgueiro

11 Jan '17

Decorreu no passado fim-de-semana a terceira edição da Feira de Reis de Vale de Salgueiro que encerra da melhor forma a celebração dos Reis que nesta localidade é particularmente rica, carregada de tradição e simbolismo.

Nos dias 5 e 6 de janeiro decorrem as celebrações dos Reis que em Vale de Salgueiro são particularmente ricas, carregadas de tradição e simbolismo. A chegada do Gaiteiro avisa a população do início das festividades e acompanha o Rei na distribuição de tremoços e vinho por todas as casas da aldeia. À noite, a população reúne-se no largo, onde as várias gerações convivem até altas horas da madrugada. No dia 6, Dia de Reis, o Rei percorre novamente todas as casas da aldeia, com a expectativa de angariar fundos que lhe permitam pagar a festa deste ano. Segue-se a missa em honra de Santo Estevão onde é consagrado o novo Rei que no próximo ano será responsável por fazer cumprir novamente a tradição.

Nos dias 7 e 8 de janeiro, tudo se concentra no largo da aldeia na Feira que congrega a exposição e venda dos melhores produtos locais e regionais com a animação musical de vários grupos de cantares do concelho e a dança da Murinheira.

É assim que ano após ano, a população e a Junta de Freguesia de Vale de Salgueiro, com o apoio da Câmara Municipal de Mirandela, mantêm vivas as suas tradições.