Semana Europeia de Prevenção de Resíduos e Semana da Reflorestação Nacional

23 Nov '16

Em 2016, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos tem o seu foco na redução de resíduos de embalagens, através da reutilização.

O objetivo da ação é sensibilizar a população para a prioridade da reutilização de embalagens e em simultâneo evitar o desperdício alimentar dos resíduos provenientes da restauração, nomeadamente bio resíduos alimentares.

A Câmara Municipal de Mirandela aderiu mais uma vez a esta iniciativa com diversas ações de 21 a 29 de novembro, nomeadamente campanhas de rua de sensibilização para a correta deposição de resíduos, também nas escolas procura-se sensibilizar a comunidade escolar chamando a atenção para a redução na utilização de embalagens descartáveis utilizadas no transporte e conserva de restos de refeições e demonstrando a importância da recuperação dos restos da refeições, com vista à diminuição significativa de resíduos alimentares. Também a Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste se associou a esta causa promovendo uma ação designada “Não desperdice! Leve o que é seu!”.

Em simultâneo decorre a 7ª edição da Semana da Reflorestação Nacional, assinalada com a plantação simbólica de espécies autóctones oferecidas pelo movimento "Plantar Portugal", no Parque Ambiental do Nordeste Transmontano (PANT) em Urjais, uma organização conjunta da Resíduos do Nordeste EI, da empresa FCC, das Câmaras Municipais de Mirandela e de Vila Flor e os funcionários do Aterro e do PANT.

As atividades da Semana da Reflorestação Nacional e do Dia das Espécies Autóctones estende-se à plantação de espécies autóctones na Escola Secundária de Mirandela, com a participação dos alunos e professores das turmas de Ciências.