Município de Mirandela participa em 6 projetos europeus na área do desporto

31 Out '16

O Município de Mirandela tem 6 candidaturas aprovadas para participação em projetos europeus no âmbito do programa ERASMUS+ que até 2020 apoia as atividades de educação, formação, juventude e desporto na União Europeia.

A adesão a estes projetos cofinanciados possibilita a realização de atividades desportivas, ações de formação e sensibilização e muitas outras iniciativas com baixos custos para o Município e muito enriquecedoras, pois contam com o envolvimento dos parceiros internacionais, o que se traduz na oportunidade de conhecer diferentes perspetivas e realidades desportivas e estabelecer estratégias partilhadas para o desenvolvimento e a valorização do desporto.

Os 2 projetos já em execução, Encouraging Girls Participation in Sports e Share and Shake, tiveram já resultados assinaláveis no concelho. O primeiro incide sobre o desporto no feminino, desenvolvendo uma metodologia que previna o abandono e incentive as raparigas a praticar desporto e já impulsionou várias iniciativas com esta temática, inclusivamente com o envolvimento da Federação Portuguesa de Futebol. O Share and Shake, possibilitou a viagem de 12 jovens mirandelenses a Itália para participar na Semana Europeia do Desporto 2016 em Bari, com ótimos resultados ao nível da troca de experiências e oportunidade e participar num importante evento desportivo.

Em 2017 arrancam os outros 4 projetos: Just Sport, luta contra o Doping ao nível do desporto infanto-juvenil; I WON, relacionado com a prevenção de lesões, melhorando as condições de treino e competição; Youth Sport Development Ambassadors, promoção de atividades de voluntariado no desporto, a inclusão social, o acesso ao desporto e a participação desportiva e Acelerator, relacionado com a gestão de instalações desportivas, visa a cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas.