TECSAM promove I Congresso de Medicina Integrativa do Nordeste

20 Out '16

Nos dias 14 e 15 de outubro realizou-se em Mirandela o primeiro de três importantes eventos na área da saúde, apoiados pela Câmara Municipal de Mirandela.

O I Congresso de Medicina Integrativa do Nordeste, organizado pela TECSAM que desde 1995 presta em Mirandela cuidados médicos a doentes insuficientes renais, promoveu de forma séria e rigorosa o debate e a divulgação de várias formas de fazer medicina, de modo a melhor servir o doente sob a perspetiva do diagnóstico e da terapêutica. Para o sucesso deste congresso, muito participado, foi fundamental o brilhante painel de palestrantes que ao longo dos dois dias brindou a assistência com apresentações muito úteis e esclarecedoras no contexto da abordagem integrativa do doente.

Já nos próximos dias 24 e 25 de outubro decorrem as I Jornadas de Medicina Geral e Familiar do Nordeste Transmontano que incidirá sobretudo na temática da diabetes, um tema de particular relevância na região de Trás-os-Montes. Estas jornadas são organizadas por um grupo de jovens médicos e conta com o apoio da autarquia mirandelenses, da ULS Nordeste, da Coordenação do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar da Zona Norte e da Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança. Consulte o programa aqui.

Em novembro, nos dias 25 e 26, o Hospital Terra Quente, em parceria com a Câmara Municipal de Mirandela, a ULS Nordeste, o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto Politécnico de Bragança e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, organiza as I Jornadas de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro. Entidades públicas e privadas das áreas da saúde e ensino vão durante dois dias debater os problemas de saúde associados ao envelhecimento da população, bem como apontar soluções para a fixação da juventude e dos profissionais de saúde na região.