“Dr. Mirandela” homenageado na sua terra natal

27 Set '16

A vida e obra de Francisco da Fonseca Henriques - o primeiro médico da vila de Mirandela, médico supranumerário do rei D. João V e pioneiro no seu tempo na ciência da hidrologia, também conhecido como “Dr. Mirandela”, foram homenageadas no dia 24 de setembro, no Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, em Mirandela.

A homenagem contou com a participação da Academia Portuguesa da Água, representada pela sua presidente Rosária Norton, que tem devotado a sua atenção ao homem que constituiu um marco histórico para as águas minerais portuguesas e a quem a Academia dedicou duas publicações (“Sinopse da Vida e Obra de Francisco da Fonseca Henriques, o Dr. Mirandela” e “A Impensável e Inesperada Recompensa do Dr. Mirandela” da autoria de Maria da Graça G.M. Pinho da Cruz e Joaquim José de Pinho da Cruz) e o Hino da Academia Portuguesa da Água do compositor Valdemar Sequeira.

As três obras foram apresentadas em Mirandela no passado sábado e nos jardins da cidade existe agora uma placa alusiva ao “Dr. Mirandela” que dá a conhecer e lembra aos mirandelenses a genialidade deste homem, patrono da Academia Portuguesa da Água que tem desenvolvido um trabalho notável e com a qual a Câmara Municipal de Mirandela inicia agora uma relação institucional e de amizade que trará certamente ótimos resultados futuros.

As publicações podem ser adquiridas na Biblioteca Municipal de Mirandela.