Município de Mirandela aprova candidatura para cadastrar as infraestruturas de abastecimento de água e saneamento

14 Set '16

O Município de Mirandela é uma das 50 entidades nacionais que vai ter apoio financeiro para elaborar o cadastro das infraestruturas existentes de abastecimento de água e saneamento de águas residuais.

O apoio resulta de uma candidatura submetida pelo Município de Mirandela ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) – Portugal 2020, no valor de 301.411,50€, cofinanciados pela União Europeia em 85% e permitirá a identificação de toda a rede de abastecimento de água e saneamento do concelho que será também sistematizada digitalmente através de um software de suporte à gestão operacional das redes de água e águas residuais.

São no total 353,9 km de coletores de saneamento e 510,1 km de rede de distribuição de água, compreendendo também ramais domiciliários e todas as estruturas associadas aos respetivos sistemas.

A Câmara Municipal de Mirandela dá assim continuidade ao investimento em infraestruturas de abastecimento de água potável e drenagem de águas residuais dos últimos anos, cujo crescimento exponencial representa um grande desafio à gestão municipal que com esta operação se tornará mais eficiente, quer pela identificação da necessidade de intervenções futuras, quer pela introdução de mecanismos de controlo e informação em tempo real que evitem perdas e diminuam custos de operação.