Concelho de Mirandela em festa

18 Ago '16

O mês de agosto é tempo de festa em todo o concelho de Mirandela. Terminadas as Festas da Cidade e de Nª Sr.ª do Amparo é agora tempo das aldeias celebrarem as festividades em honra dos seus padroeiros e das suas padroeiras.

São mais de 50 as festas e romarias que ao longo dos meses de verão enchem de alegria o meio rural, proporcionando momentos de manifestação de fé e devoção, de convívio e de folia aos habitantes locais, aos muitos emigrantes que regressam nesta altura do ano à sua terra natal e aos visitantes nacionais e estrangeiros que cada vez mais privilegiam o contacto com as tradições populares.

A continuidade destas festividades deve-se fundamentalmente às Juntas de Freguesia, às Comissões Fabriqueiras e outras associações locais e às populações que, imbuídas pelo brio próprio de quem muito ama a sua terra, se unem para a realização de todos os grandes momentos de uma boa festa transmontana: a missa solene, a procissão religiosa e o arraial pela noite dentro.

Consulte aqui o calendário completo das festividades do concelho de Mirandela nos meses de verão.