Prestação de Contas 2016 aprovada em Assembleia Municipal

04 Mai '17

A Assembleia Municipal de Mirandela em reunião ordinária do passado dia 28 de abril, aprovou a Prestação de Contas referente ao exercício do ano de 2016.
Em destaque a Demonstração de Resultados com uma evolução positiva de todos os resultados, e um Resultado Líquido do Exercício de 4.247.239,91€ que traduz de forma concreta a determinação e eficácia da atual gestão municipal.

Ao nível do endividamento manteve-se a tendência de redução sustentada e gradual, tendo sido integralmente cumprido o plano de redução de pagamentos em atraso, salientando-se que em 2016 foi possível atingir um valor de dívida inferior ao limite legal de 7.366.277,00 €.

No que se refere ao orçamento da despesa corrente, manteve-se a tendência de redução que tem vindo a ser operada nos últimos anos. As despesas com pessoal e a aquisição de bens e serviços são as que merecem maior destaque com protagonismo para as componentes de maior dimensão, tais como o fornecimento de água para abastecimento humano e tratamento de águas residuais, a recolha e o tratamento de resíduos urbanos, as despesas com educação, nomeadamente transportes escolares e refeições, energia entre outros.

No ano de 2016, sendo um ano de transição de Quadros Comunitários, registou-se uma natural descida nas receitas de capital provenientes desse tipo de financiamento, no entanto, manteve-se a opção de não recorrer a receitas extraordinárias, nomeadamente empréstimos, optando-se por assumir um estado de equilíbrio que permita responder às necessidades que vão ser colocadas pelo novo Quadro Comunitário.

O ano 2016 foi também dedicado à aquisição de património essencial para a concretização de algum destes projetos com destaque para o edifício do Instituto Piaget, mas também para os terrenos necessários para a expansão da Zona Industrial, assumindo a tendência de cada vez mais aumentar e valorizar os ativos do património municipal.

Não obstante esta orientação estratégica, não foi comprometido o apoio e incentivo à sociedade civil local, quer ao nível desportivo, quer ao nível cultural, recreativo ou social. A relevância das transferências correntes e de capital efetuadas para as diversas entidades e instituições traduzem claramente o papel preponderante que o Município de Mirandela tem na dinamização da sociedade civil, na promoção territorial e na dinamização económica do concelho.