Começou a requalificação do Acesso Norte a Mirandela

30 Mar '17

Já se iniciaram os trabalhos da primeira fase da requalificação do acesso Norte a Mirandela.

A empreitada “Plano de Mobilidade Urbana Sustentável” PAMUS 1 - Criação da Rede Ciclável e Via Pedonal -Troço da Rua da República, Av. das Comunidades Europeias, Av. Duques de Bragança, Acesso A4, Av. da Galiza e Troço da Rua Rafael Bordalo Pinheiro", inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Mirandela (PEDU), irá promover a interconectividade dos diferentes espaços da cidade através de modos suaves de mobilidade sustentável, para além de reabilitar os pisos existentes já bastante degradados.

Estas primeiras intervenções têm um orçamento de 1.609.499,18€, vão decorrer de forma faseada e contemplam a substituição do pisos das faixas de rodagem, a construção de novas vias para uso pedonal e para ciclistas, a remarcação de passadeiras, reforço da iluminação noturna e colocação de sinalização horizontal e vertical.

O PAMUS - Plano de Mobilidade Urbana Sustentável insere-se numa candidatura submetida pela Câmara Municipal de Mirandela que permitiu contratualizar o financiamento e investimentos do PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

O PEDU tem um valor global de cerca de 14 500 000€ e tem, além do PAMUS, mais duas componentes fundamentais: o PARU – Plano de Ação para a Reabilitação Urbana que engloba a reabilitação do Santuário de N.ª Sr.ª do Amparo, o corredor verde desde a Reginorde até ao Parque do Império e a reabilitação do Antigo Matadouro, entre outras e o PAICD – Plano de Ação de Intervenção em Comunidades Desfavorecidas que assenta essencialmente na reabilitação das habitações sociais que são propriedade da Câmara Municipal, nomeadamente no Bairro Operário, no Bairro da Preguiça e em Vale da Azenha, bem como do espaço envolvente às mesmas.